• ADESÃO

Como faço para pagar o serviço Sem Parar/ Via Fácil "Adesão Zero"?
O serviço pode ser pago através de débito automático em conta corrente ou lançamento em cartão de crédito.

Posso cadastrar veículos com insufilm?
Sim, a película não influencia na leitura do conjunto de etiquetas eletrônicas. No entanto, pode haver dano à película caso seja preciso remover o conjunto de etiquetas eletrônicas para substituição.

Como posso cadastrar meus veículos no Sem Parar/ Via Fácil "Adesão Zero"?
Para cadastrar os veículos você poderá escolher uma das opções abaixo:
- Internet - Em Como Adquirir, você poderá preencher a proposta de adesão e receber o conjunto de etiquetas eletrônicas no local de sua preferência, ou se preferir, retirar em um dos postos de venda, já habilitado para utilização.

- Central de Vendas Ligue 4002 15 52 (Capitais e regiões metropolitanas) 0800 015 02 52 (Demais Localidades) através da opção eletrônica nº 01 e receba o conjunto de etiquetas eletrônicas no local de sua preferência, ou se preferir, retire em um dos postos de venda, já habilitado para utilização.

- Posto de Venda - Se preferir poderá efetuar a adesão diretamente em um dos postos. Em Como Adquirir você poderá localizar o posto de venda mais próximo da sua casa ou trabalho.

Existe algum procedimento para instalação do dispositivo?
O Tag deve ser fixado na parte superior central do para-brisa, atrás do retrovisor interno, na posição horizontal e com aproximadamente 3 cm do vidro.

Para os veículos com para-brisa blindado, com proteção térmica, espelhados ou com excesso de inclinação como, por exemplo: Zafira/GM, linha Citroën, Peugeot e Renault (exceto Clio) a instalação deve ser realizada na parte central do para-brisa, dentro da área pontilhada.

Importante: A área de instalação deve ser limpa com um pano com álcool para que toda sujeira e gordura sejam removidas e o dispositivo seja instalado corretamente.

Quais são os documentos que preciso apresentar para aderir?
Para aderir ao serviço em nome de pessoa física, basta apresentar CPF, RG e documentos do veículo no ato do cadastro.

Posso cadastrar um veículo que não é meu?
Sim. Você poderá cadastrar quantos veículos forem necessários, mesmo que não seja o proprietário.
* (Inclusão sujeita á análise de crédito).

É possível cadastrar veículos blindados?
Em alguns veículos com pára-brisa blindado, a composição da blindagem impede a comunicação do sinal emitido pela antena com o dispositivo, prejudicando a leitura do conjunto de etiquetas eletrônicas.

Como é cobrada a taxa de adesão?
Não há cobrança de taxa de adesão para o plano "Adesão Zero".


 • CONTATO

Como entrar em contato com o Via Fácil?
O contato pode ser realizado através da nossa Central de Atendimento 4002 15 52 (Capitais e regiões Metropolitanas) 0800 015 02 52 (Demais Localidades) ou no Link Fale Conosco da página "Atendimento" do site.


 • ENTREGA

Não recebi o meu conjunto de etiquetas eletrônicas, o que devo fazer?
São efetuadas 3 tentativas de entrega. Se mesmo assim a entrega não for concluída, por favor, entre em contato com a Central de Atendimento e solicite novo agendamento 4002 1552 (Capitais e regiões metropolitanas) 0800 015 02 52 (Demais Localidades).

(Segunda a Sábado das 7:00 às 22:00h e aos Domingos das 7:00 às 18:00h).

Onde posso retirar meu conjunto de etiquetas eletrônicas?
O conjunto de etiquetas eletrônicas poderá ser retirado em uma de nossas lojas. Para verificar o posto de atendimento mais próximo, acesse a página "Como adquirir.


 • FATURA/ EXTRATO

Quando vou receber meu extrato mensal?
Seu extrato será emitido automaticamente após o fechamento da fatura mensal e enviado para o endereço eletrônico ou postal indicado em seu cadastro.

Qual o período considerado para o faturamento?
Débito Automático
A fatura de uso do serviço é fechada, aproximadamente, oito dias antes do vencimento, com todos os registros de utilização recebidos. Assim, pode ocorrer de passagens realizadas próximo à data de fechamento serem cobradas na fatura do mês seguinte.

Cartão de Crédito
A fatura de uso do serviço é fechada mensalmente com todos os registros de utilização recebidos no período. A diferença entre o valor faturado e o debitado em seu cartão de crédito estará especificada no saldo indicado, no campo Outros, em seu extrato.

Importante: As passagens não faturadas podem ser visualizadas na seção ""Minha Conta"" item Extratos.

Como posso consultar meu extrato?
Os extratos podem ser visualizados na seção "Minha Conta" com a possibilidade de imprimí-lo e exportá-lo para diferentes formatos inclusive dos meses anteriores.

Se você não tem senha de acesso, solicite agora mesmo!

Não recebi meu extrato. Como proceder?
O extrato mensal é enviado para simples conferência de acordo com a solicitação cadastrada (e-mail ou correio) uma vez que o pagamento ocorre de acordo com a forma de pagamento solicitada.

Para visualizar acesse a seção "Minha Conta" no link "Extratos" e dessa forma poderá visualizar os extratos do mês vigente como dos meses anteriores.

Se você não tem senha de acesso, solicite agora mesmo!


 • NOVOS VEÍCULOS

Posso ter o Sem Parar/Via Fácil "Adesão Zero" em todos os meus veículos?
Sim. Você pode solicitar um conjunto de etiquetas eletrônicas para cada um de seus veículos*, não importa quantos sejam.

O conjunto de etiquetas eletrônicas é para uso exclusivo de cada veículo indicado na ficha de adesão e os dados (placa, modelo e categoria) são vinculados ao aparelho.

Importante: O "Adesão Zero",está disponível apenas para veículos de categoria 1, que são veículos de passeio ou utilitários com até dois eixos e rodagem simples.

*Inclusão sujeita a análise de crédito.

Como faço para colocar o conjunto de etiquetas eletrônicas em um novo veículo?
Para solicitar a inclusão será necessário contatar a Central de Vendas através do telefone 4002 15 52 (Capitais e regiões metropolitanas) 0800 015 02 52 (Demais Localidades) através da opção eletrônica nº 01.

Importante: Nos casos de troca de veículo é necessário realizar o procedimento de Substituição.


 • PAGAMENTO

Qual a diferença do pagamento por débito ou cartão?
Ao optar pelo débito automático em CONTA CORRENTE, você poderá escolher a data mais conveniente para o pagamento: dia 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 de cada mês.

Se a opção for por CARTÃO DE CRÉDITO, você deverá indicar um valor a ser debitado, mínimo de R$ 50,00 por veículo. Esse valor é disponibilizado para o uso do serviço, e sempre que o saldo atingir 30% da quantia escolhida, será automaticamente efetuado um novo lançamento no cartão.

Quais são os cartões de crédito aceitos?
Para sua comodidade, o Via Fácil tem parcerias firmadas com as principais bandeiras de cartões de crédito que atuam no Brasil: American Express, Dinners(*), Visa e Mastercard(*). * Somente cartões de administradoras conveniadas.

Se o débito não ocorrer, como devo proceder?
Caso o débito não ocorra na data programada, por favor, entre em contato com a Central de Atendimento 4002 15 52 (Capitais e regiões metropolitanas) 0800 015 02 52 (Demais Localidades) através da opção eletrônica nº 03.

Quais são os bancos aceitos?
Para sua comodidade, o Via Fácil tem parcerias firmadas com os principais bancos que atuam no Brasil: BANCOOB, BANRISUL, BANCO DO BRASIL, BRADESCO, CITIBANK, HSBC, ITAU, MERCANTIL DO BRASIL, SAFRA, SANTANDER e SICREDI.


 • PRODUTO

Como funciona o serviço Sem Parar/ Via Fácil?
O Sem Parar/Via Fácil funciona de maneira bastante simples!

É realizada a fixação do conjunto de etiquetas eletrônicas em seu veículo e nas passagens realizadas nos pedágios e cancelas dos estacionamentos, o sistema identifica o veículo de forma totalmente segura, através de ondas de rádio freqüência captadas por uma antena especial, fixada em pontos estratégicos.

Sua passagem é liberada automaticamente. Você não perde tempo e ainda ganha a vantagem da cobrança só chegar depois, na sua conta corrente ou cartão de crédito, em até 30 dias.

Como identifico a categoria do meu veículo?
A categoria é definida de acordo com a quantidade de eixos do veículo. Ao efetuar o cadastro, deve ser indicada a quantidade total de eixos do veículo, para que ele seja classificado na categoria correspondente.

Importante! O Sem Parar/Via Fácil "Adesão Zero" está disponível apenas para veículos de CAT 1, que possuem dois eixos de rodagem simples (passeio e utilitários).

Como será cobrada a tarifa de pedágio, se utilizar veículo de passeio com reboque/carretinha?
Nesse caso, a tarifa de pedágio será ajustada para incluir a cobrança do eixo excedente.
*O ajuste para cobrança da passagem é realizada pela Concessionária.

Onde posso usar o Sem Parar/ Via Fácil "Adesão Zero"?
Para sua comodidade, o Via Fácil pode ser usado em rodovias e estacionamentos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais.

Consulte a relação completa na página "Estradas Atendidas e Estacione Fácil".

No Via Fácil o valor da tarifa de pedágio é o mesmo?
Sim, o valor da tarifa de pedágio é o mesmo cobrado na pista comum.

Quais são as vantagens do serviço Sem Parar/ Via Fácil "Adesão Zero"?
São inúmeras as vantagens de utilizar o serviço Sem Parar/ Via Fácil "Adesão Zero" como:
- Não é preciso se preocupar em portar dinheiro para o pagamento das tarifas de pedágio ou estadias de estacionamentos;
- Não é preciso retirar nem validar o ticket nos estacionamentos;
- Pagamento em até 30 dias após a utilização;
- Facilidade de controle dos gastos, com informações detalhadas da utilização do serviço em extrato mensal;
- Economia de combustível e freios na estrada;
- Mais comodidade e agilidade em suas viagens;
- E no plano "Adesão Zero" não há taxa de Adesão, Substituição ou Renovação;
- Oportunidade de utilizar um serviço inovador e com excelente custo-benefício.

No Via Fácil o valor da tarifa de estacionamento é o mesmo?
Sim, o sistema Via Fácil identifica a entrada e a saída do veículo, sendo que o calculo do valor referente ao período de estadia é encaminhado pelo próprio estacionamento.

Quanto custa usar o serviço Sem Parar/ Via Fácil "Adesão Zero"?
Por apenas R$16,43 mensais você passa a ter acesso a todos os serviços do Sem Parar/ Via Fácil "Adesão Zero".

Caso cadastre mais de 2 veículos a mensalidade é reduzida para R$14,63.

O que é o serviço Sem Parar/ Via Fácil "Adesão Zero"?
É um serviço de cobrança automática de tarifas em pedágios e estacionamentos.

Ao fazer a sua adesão, você passa a pagar as tarifas de pedágio das principais rodovias brasileiras e estadias em diversos estacionamentos conveniados, uma única vez por mês, sem precisar perder tempo.

Com o Sem Parar/ Via Fácil "Adesão Zero", sua passagem é automaticamente liberada pelo sistema e você ganha rapidez, comodidade e praticidade.

Porque existe a cobrança de taxa de mensalidade?
A gestão do serviço é efetuada por empresa privada, que investe em tecnologia e equipamentos altamente especializados, a fim de manter contínua melhoria e desenvolvimento.

Estão incluídos na mensalidade, serviços como distribuição do conjunto de etiquetas eletrônicas, assistência técnica e manutenção dos aparelhos, atendimento ao usuário pela Central de Atendimento (0800), manutenção dos diversos serviços disponibilizados no site e envio do extrato mensal, entre outras atividades indispensáveis para que o serviço funcione adequadamente.


 • SERVIÇO

O que devo fazer se o veículo com conjunto de etiquetas eletrônicas for roubado?
Em caso de roubo será necessário acessar a seção "Minha Conta" no item Gerenciamento de conjunto de etiquetas eletrônicas e efetuar o bloqueio do dispositivo ou entrar em contato com a Central de Atendimento 4002 15 52 (Capitais e regiões Metropolitanas) 0800 015 02 52 (Demais Localidades) através da opção eletrônica nº 02.

Como posso saber se o dispositivo está disponível para utilização?
Para saber o status do conjunto de etiquetas eletrônicas, será necessário contatar a Central de Atendimento 4002 15 52 (Capitais e regiões Metropolitanas) 0800 015 02 52 (Demais Localidades) através da opção eletrônica nº 02, ou se preferir através da seção "Minha Conta" no item Relatório de Veículos.

Posso alterar a data de vencimento da fatura?
Para alterar a data de vencimento de sua fatura, acesse a seção "Minha Conta" no item Alterações.

Importante: As passagens recebidas até a data da alteração serão faturadas ainda no vencimento atual e as recebidas após a alteração, no novo vencimento.
Se você não tem senha de acesso, cadastre agora mesmo!

O conjunto de etiquetas eletrônicas pode ser bloqueado?
O conjunto de etiquetas eletrônicas poderá ser bloqueado em caso de uso indevido, débitos pendentes ou por solicitação do cliente nos casos de perda, roubo ou extravio.

Se eu vender o carro, posso transferir o conjunto de etiquetas eletrônicas para o novo dono?
O conjunto de etiquetas eletrônicas é intransferível, neste caso deverá efetuar o cancelamento do dispositivo e o novo proprietário deverá efetuar uma adesão para usufruir do serviço.

Depois de desbloqueado, quando posso voltar a utilizar meu conjunto de etiquetas eletrônicas?
O conjunto de etiquetas eletrônicas poderá ser utilizado a partir das 14h do dia útil seguinte ao desbloqueio.

Posso mudar a conta corrente ou cartão de crédito para pagamento do Sem Parar/Via Fácil "Adesão Zero"?
Sim, para realizar a alteração de conta corrente e cartão de crédito será necessário, acessar a seção "Minha Conta" no item "Alterações" e seguir as orientações.

Se você não tem senha de acesso, solicite agora mesmo e aproveite para manter seus dados atualizados!

É possível alterar a forma de pagamento?
Sim, para realizar a alteração da forma de pagamento será necessário, acessar a seção "Minha Conta" no item "Formulários" e seguir as orientações.

Se não tem senha de acesso, cadastre agora mesmo e aproveite para manter seus dados atualizados!


 • SITE

Como posso atualizar meu cadastro?
A atualização de dados como endereço, telefone, e-mail, vencimento da fatura e forma de recebimento de seu extrato etc., podem ser realizadas na seção "Minha Conta" no item "Alterações".

Se não tem senha de acesso, cadastre agora mesmo!

Esqueci a minha senha. O que faço?
Você deverá solicitar nova senha de acesso na página Inicial do site (canto superior direito). O link para criação de nova senha de acesso será encaminhado automaticamente para o e-mail cadastrado em sistema.


 • TROCA DE VEÍCULO

O que eu faço se eu trocar de veículo?
O conjunto de etiquetas eletrônicas é de uso exclusivo do veículo cadastrado, portanto, ao trocar de veículo o conjunto de etiquetas eletrônicas também deverá ser substituído. Para realizar o procedimento basta devolver o conjunto de etiquetas eletrônicas do veículo anterior nos postos de venda e retirar o novo conjunto de etiquetas eletrônicas, já habilitado para uso.


 • OUTROS

Como participar do programa Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)?
Para participar do Programa Nota Fiscal de Serviços Eletrônica basta realizar o cadastro no site da prefeitura do município e em seguida autorizar que o Sem Parar/Via Fácil informe o seu CPF/CNPJ aos estacionamentos conveniados ao programa.

Para autorizar que o Sem Parar/Via Fácil informe o seu CPF aos conveniados será necessário acessar o site www.semparar.com.br na seção "Minha Conta" item Alteração de dados cadastrais e seguir as orientações ou entrar em contato com a Central de Atendimento 4002 15 52 (Capitais e regiões Metropolitanas) 0800 015 02 52 (Demais Localidades).

Após os cadastros realizados (Sem Parar/ Via Fácil e Prefeitura), a cada utilização do serviço em estacionamentos vinculados ao programa, um arquivo com o CPF ou CNPJ será enviado aos estacionamentos e os próprios estacionamentos serão responsáveis pela atualização das informações junto à prefeitura.

Importante: O vinculo do CPF ou CNPJ as estadias é valido após o cadastramento na prefeitura e autorização no Sem Parar/Via Fácil, estadias realizadas anteriores ao cadastramento não terão validade ao programa.

Quero mudar para o plano "Clássico". Como fazer?
Para mudar do plano "Adesão Zero" para o plano "Clássico" é necessário realizar o cancelamento do plano atual e fazer uma nova adesão.

Por R$ 12,40 por mês para veículos de passeio e utilitários, ou R$ 13,84 para veículos comerciais (caminhões e ônibus), você passa a ter acesso a todos os serviços do Via Fácil/ Clássico.

Para aderir é cobrada uma taxa de R$ 69,56 por veículo, válida por cinco anos.

Caso cadastre mais de 2 veículos de passeio em sua conta, a mensalidade é reduzida para R$ 11,05 por veículo.

Para maiores informações entre em contato com a Central de Atendimento 4002 145 52 (Capitais e regiões metropolitanas) 0800 015 02 52 (Demais Localidades) através da opção eletrônica nº 01.

O Extrato de conferência pode ser considerado um documento fiscal?
Sim, o extrato encaminhado via correio, e-mail ou visualizado no site são considerados documentos fiscais. O número da Nota Fiscal Fatura de Serviços está localizado no canto superior direito de seu extrato.

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica se enquadra na prestação de serviço do Sem Parar/Via Fácil?
Sim, sempre que o serviço Sem Parar / Via Fácil for utilizado nos estacionamentos conveniados ao programa Nota Fiscal de Serviço Eletrônica do município.

Importante: Consulte os benefícios e os estacionamentos participantes do programa no site da prefeitura.

O que é Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)?
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura da cidade, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica não deve ser confundida com a Nota Fiscal Paulista que é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo e que registra as operações relativas à circulação de mercadorias que são fornecidas por supermercados, postos de gasolina, restaurantes, lojas e que não se enquadra na prestação de serviços do Sem Parar/Via Fácil.

Importante: A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é equivalente a nota Paulistana.

Existe a cobrança de multa pelo Sem Parar/Via Fácil?
A emissão de multas não é uma atribuição da empresa Sem Parar/Via Fácil e sim uma exclusividade da Polícia Rodoviária.

O uso do sistema de pagamento automático de pedágios Sem Parar/Via Fácil torna as viagens por rodovias mais rápidas e confortáveis. Para garantir uma viagem tranqüila, os usuários devem respeitar as normas do Código Brasileiro de Trânsito, as placas e sinalizações dispostas nas praças de pedágio, assim como em qualquer outro ponto da rodovia.

Ao se aproximar das pistas automáticas, o motorista deve, obrigatoriamente, manter a distância mínima de 30 metros do veículo à frente, trafegar em velocidade máxima de 40 km/h e respeitar o semáforo, portanto a fiscalização e aplicação de multa sempre foi e continua sendo responsabilidade da Polícia Rodoviária.

Quais são os estacionamentos que participam do programa de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)?
Para visualizar a relação de prestadores que participam do programa, acesse o site da prefeitura do seu município.

Importante: No site da prefeitura do município contem a lista de Prestadores por categoria e também a orientação para cadastramento ao programa.

Posso ter o Sem Parar/Via Fácil "Adesão Zero" e o "Clássico" ao mesmo tempo?
Sim, você pode ter alguns veículos cadastrados no "Adesão Zero" e outros com o Sem Parar/Via Fácil "Clássico".

Fique atento que para ter direito ao desconto na mensalidade o cliente deve possuir três veículos cadastrados no mesmo plano.

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