Área da Imprensa

Sem Parar e SOS Mata Atlântica plantarão mais de 1 milhão de mudas

O Sem Parar, que comemora 15 anos, já garantiu o patrocínio de 1.074.635 mudas nativas por meio de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, iniciada em 2013. Mais de meio milhão dessas mudas patrocinadas já foram plantadas no interior do Estado de São Paulo; 127 mil estão em processo de plantio, e as restantes deverão ser plantadas até abril de 2016.

O plantio total equivale a uma área de 240 hectares (cerca de 300 campos de futebol) e é realizado por meio do Programa Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica. A iniciativa promove a restauração florestal de áreas privadas, com o apoio de empresas e foco na recuperação de matas ciliares em bacias hidrográficas importantes para a produção de água e conservação da biodiversidade.

A parceria teve início dois anos atrás com a proposta de substituir as faturas impressas do Sem Parar pelas digitais. Cada cliente que optava pela conversão de faturas enviadas por correio para opção eletrônica colaborava diretamente para o plantio de uma muda. O projeto deu certo e ganhou a adesão dos clientes.

E o plantio de mudas continua, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, que também faz o monitoramento da área plantada por um período de cinco anos. A ONG é a responsável pelas diversas etapas do reflorestamento, que envolve implantação e manutenção do projeto, escolha das áreas, seleção e aquisição de mudas em viveiros, plantio e vistorias constantes.

Para o presidente do Sem Parar, Pedro Donda, o Programa Floresta do Futuro é de grande importância, tendo em vista todo o trabalho realizado para recuperação da mata atlântica. “Se cada pessoa puder plantar uma árvore, já é um grande feito para recuperação do bioma. O projeto transplanta essa ideia e reflexão nas pessoas, despertando a consciência e a importância sobre o tema”, ressalta.

“Além da restauração, um dos objetivos do programa é conscientizar os públicos de interesse das empresas sobre a importância da conservação das florestas, em especial da mata atlântica. A parceria com o Sem Parar é um ótimo exemplo desse processo”, afirma Rafael Bitante, coordenador técnico do Florestas do Futuro.

Segundo ele, um exemplo de como a floresta traz benefícios são os recursos hídricos. “Além de evitar a erosão, as áreas verdes protegem as nascentes, as margens dos rios e todo o fluxo hídrico, e protegem a umidade do solo, pois o material orgânico presente na vegetação favorece a infiltração e o armazenamento da água, e ainda contribui para sua purificação. Em outras palavras, sem floresta, não há água”, conclui.

Sobre o Sem Parar
Pioneiro na cobrança automática de pedágios, estacionamentos e abastecimento no Brasil, o Sem Parar é líder de mercado e referência na gestão de planos pós e pré-pagos. O Sem Parar permite que seus 5 milhões de clientes utilizem quase a totalidade das rodovias pedagiadas brasileiras, 500 postos da Rede Shell nos Estados de São Paulo e 244 estacionamentos de shoppings, aeroportos, universidades, hospitais e centros comercias, em 12 Estados. O Sem Parar dispõe de diversos planos, que se encaixam no perfil de cada usuário e podem ser adquiridos em 434 pontos de vendas ou pelo site www.semparar.com.br.